Nesta sexta-feira, 4, uma ação integradas das Polícias Civil, Federal e Militar de Cruzeiro do Sul, prendeu três adultos
J. M. de L. J. de 33 anos; A. M. da S. L., 36 anos, E. M. de A., 26 anos e B. da R. B.de 17 anos, com R$ 176.862,50 em espécie em um barco no Rio Juruá. O dinheiro estava acondicionado nas laterais e fundo falso de uma maleta térmica.
Segundo a Polícia Civil, eles iriam para Marechal Thaumaturgo, município que faz fronteira com o Peru. E esse modus
operandis, de transporte de capitais para fronteira, é usual entre traficantes que sobem o rio com grandes quantias em dinheiro para comprar drogas.
O Núcleo Draco/Denarc já vinha há algum tempo acompanhando informações relacionadas a Organização Criminosa e suas principais lideranças. J. M. de L. J. de 33 anos, teria assumido a presidência da organização criminosa na região do Juruá, após a prisão de outras lideranças. No momento da abordagem ele jogou uma pistola calibre 380 no rio, sendo apreendido apenas com as munições de mesmo calibre, bem como apresentou documento de identidade falso com o nome de João Brito de Oliveira.
Contra J. M. de L. J e A. M. da S. L., constam mandados de prisão em aberto, sendo o do primeiro por homicídio e o do segundo por Organização Criminosa.
De acordo com a autoridade policial, estima-se que o prejuízo dado ao crime chegue a R$ 245.942,50 – Duzentos e quarenta e cinco mil, novecentos e quarenta e dois reais e cinquenta centavos.
Todos foram conduzidos a Delegacia de Polícia Civil para as providências legais e lavratura de auto de prisão em flagrante.
A ação é em cumprimento à operação Hórus, Programa Guardiões das Fronteiras.