Os mesários que vão atuar nas eleições deste ano em Cruzeiro do Sul começaram a ser treinados nessa segunda-feira, 12. Do total de 1.086 que trabalharão, 518 estão sendo treinados de forma presencial no Auditório do Cartório Eleitoral das 8h às 14h até o dia 16.
Além da parte teórica, Adenilson Pontes ensina aos mesários sobre o uso prático das urnas eletrônicas. “Os mesários vivenciam situações reais das eleições para saber lidar no dia da eleição”, explica.
A funcionária pública Maisa Bravin se inscreveu como mesária voluntária e diz que acha importante atuar no pleito. “Sem o eleitor e sem o mesário não há eleição, por isso é grande a importância do nosso trabalho. Além do mais ganhamos folga no trabalho”, pontua.
Uma parte dos mesários terá treinamento virtual. A chefe do Cartório de Cruzeiro do Sul, Erika Amaral, diz que, com o treinamento, todos estarão prontos para atuar nas eleições. “A maioria dos mesários já tem experiência nas eleições”, destaca.
O treinamento dos 187 mesários de Marechal Thaumaturgo também foi realizado nessa segunda no Auditório da Igreja Batista. Já os 132 mesários de Porto de Walter serão capacitados nesta terça-feira, 13, na Escola Manoel Moreira Pinheiro.
Em Rodrigues Alves, o treinamento dos 207 receptores será no dia 14 na Escola Francisco Braga de Souza às 9 horas
No município de Mâncio Lima, as 251 pessoas serão capacitados no dia 15 no Auditório do Teatro Márcia Alencar das 10h às 14h.
Novidades das eleições
As eleições de 2022 tem várias novidades, como o horário de votação no Acre, que será das 6 horas às 15 horas. Por causa do horário, os mesários que atuarão no Acre serão os únicos a receber o valor de R$ 90 de Vale Refeição.
O mesário deverá verificar a cabine em seis momentos durante a votação para verificar a presença de santinhos de candidatos. O eleitor não poderá entrar na cabine de votação com o celular, que deverá ser deixado em uma mesa. O teste do teclado com intervalo depois de cada votação.
Números das eleições 2022 no Vale do Juruá
Os 5 municípios do Vale do Juruá compõem a 4° Zona Eleitoral que tem 103.626 eleitores. Em Cruzeiro do Sul são 59.505 eleitores. Em Mâncio Lima são 13.786. Já em Marechal Thaumaturgo são 11.337. Em Porto Walter vão votar 7.214 pessoas em em Rodrigues Alves serão 11.784.
Na região, a logística de transporte das urnas eletrônicas e equipes de trabalho com presidentes e mesários, requer uma logística diferenciada com o uso de carros, aviões, helicópteros e barcos.
São 58 locais de difícil acesso e zona rural, sendo que em 9 deles só é possível chegar de barco e avião e, em 6 lugares, os equipamentos e a equipe serão levados em helicóptero.