As movimentações políticas às vésperas das convenções causam movimentos estratégicos no Acre. Após o deputado federal Alan Rick (União Brasil) ter sido anunciado pelo governador Gladson Cameli como o seu candidato a vice na chapa majoritária a reeleição, o deputado estadual Jenilson Leite (PSB) colocou seu nome a disposição para disputa do senado, reforçando apoio para que Jorge Viana dispute o governo.
Ocorre que nos bastidores, pessoas próximas ao petista afirmam que a tendência é que ele seja anunciado nos próximos dias como candidato ao senado federal já que a sua sigla não teria se movimentado para montar um plano de governo. Diferente de JV, Jenilson é o responsável por um plano de governo elaborado por várias mãos em dezenas de conferências em grupos de trabalho.
“As chances de Jorge ser candidato ao governo são pequenas. Não houve planejamento para isso, diferente do senado, onde várias conversas e alinhamentos em Brasília foram feitos com anuência do presidente Lula. Se tem alguém pronto para ser governo e falar de propostas é o Jenilson, que ouviu as pessoas e tem propostas executáveis para o Acre”, frisou um cardeal petista consultado pelo ac24horas.
No último final de semana, PT, PSB e os demais partidos da federação se reuniram e definiram os nomes de Jenilson e Jorge como seus candidatos majoritários, porém não foi cravado quem seria candidato ao governo e senado, deixando a decisão oficial para ser revelada no dia 5 de agosto.