Usuários do sistema iOS 15.4 já começaram a receber os novos emojis da Apple. Liberada desde 14 de março, a atualização inclui a figura de um homem grávido, de uma pessoa de gênero neutro usando coroa e outras variações da popular carinha amarela que ajuda tanto na comunicação textual via aplicativos de mensagens.
Anteriormente, ela estava disponível apenas para desenvolvedores e testadores beta, mas a partir de agora pode ser aproveitada por todo o público. Basta se certificar de ter a versão mais recente de software disponível para os aparelhos da Apple.
Entre as aquisições para a biblioteca, estão uma figura tapando a boca ao melhor estilo do meme ‘eu estou passada, chocada’, duas mãos formando um coração e o famoso coraçãozinho com o polegar e o indicador, muito usado entre fãs de K-pop. Há também um rosto para quem chora de felicidade, a mão do tio Sam na famosa pose ‘eu escolho você’ e outros ícones que podem ser usados nas mais variadas situações e conversas.
Os 37 novos símbolos foram aprovados ainda em 2021 pela Unicode Consortium, empresa responsável por padronizar e catalogar os emojis em todo o mundo. Eles também já foram inseridos na Emojipedia e até irritaram conservadores nos Estados Unidos, como o apresentador Greg Gutfield, da Fox News.
Desdenhando do fato de existirem homens trans que engravidam, ele comentou que enfim, pessoas com ‘barriga de chope’ ganharam representatividade. Apesar disso, nas redes sociais, a recepção tem sido positiva.
Emoção para além das palavras
Emojis, antes conhecidos como ‘emoticons’, foram desenvolvidos pelo artista japonês Shigetaka Kurita. Eles começaram a aparecer na internet em 1999 e desde então são parte importante das interações no mundo digital, seja para expressar sentimentos reais ou ironia.