Pela segunda vez este ano, o Rio Juruá ultrapassou a cota de transbordamento, que é de 13 metros na cidade de Cruzeiro do Sul. Nesta terça-feira, 15, o manancial alcançou 13, 02 metros e segue elevando o nível das águas.
A Secretaria Nacional de Defesa Civil reconheceu no último dia 11, Estado de Emergência decretado pelo prefeito Zequinha Lima no dia 28 de fevereiro, quando o Juruá alcançou 13,90 metro, atingindo 28 mil pessoas.
Por enquanto, nenhum recurso financeiro ou insumo foi liberado para o auxílio das cerca de 28 mil pessoas atingidas pela enchente do rio, que no ano passado sofreu a cheia histórica de 14,36 metros.
As cerca de 500 famílias mantidas nos 14 abrigos da prefeitura de Cruzeiro do Sul, permanecem nas escolas e creches até que o Rio Juruá chegue a cota de Alerta, que é de 11,80 metros.
Em 2021 Cruzeiro do Sul recebeu R$ 3,1 milhões
No ano passado, o prefeito Zequinha Lima também decretou estado de emergência no município por causa da enchente do Rio Juruá. E no Acre, Cruzeiro foi o primeiro município a receber os recursos da secretaria Nacional de Defesa Civil Nacional: R$3,1 milhões para execução das ações de assistência às famílias atingidas pela enchente do Rio Juruá e para o período pós vazante.