Servidores da Saúde realizaram na manhã desta terça-feira, 03, um protesto contra a terceirização da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco.
O ato teve inclusive um servidor se vestindo de morte em representação ao ato de terceirização da Fundhacre.
O protesto ocorre após nas últimas semanas, os diretores do Sindicato dos Trabalhadores de Saúde (Sintesac) receberam várias denúncias de que a administração do Fundhacre está em vias de transferir a gestão e a prestação de serviços de nefrologia para um ente privado, nos mesmos moldes, sem qualquer discussão com as entidades representativas, por exemplo, o Conselho Estadual de Saúde.
Os servidores alegam que a falta de discussão com os servidores vem causando preocupações, tanto em relação ao futuro da assistência à saúde para a população em geral, quanto no que diz respeito aos servidores públicos.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre, Adailton Cruz, inclusive, protocolou em julho no Ministério Público do Estado do Acre (MPE), uma denúncia contra a superintendência da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), no sentido de fiscalizar a legalidade do processo de terceirização de serviços.