Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e estudantes de Medicina da Universidade Federal do Acre e Uninorte, participaram neste sábado, 10, o 1° curso de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) com simulação realística do Acre.
O evento foi realizado nas salas de aula e no estacionamento do Centro Universitário Uninorte, em Rio Branco.
De acordo com o Médico do SAMU, Guilherme Piassa, o curso foi ministrado em duas partes aulas teórica e depois a prática e é resultado de uma capacitação recebida no Estado de São Paulo.
“Tivemos essa ideia, sempre indo para fora e trazendo atualizações para o nosso estado. Recentemente fomos ao Estado de São Paulo, fizemos uma reciclagem, um curso novo. Trouxemos hoje todos os profissionais do SAMU, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, juntamente com o projeto Alfa da Universidade Federal do Acre e os alunos da Uninorte, estamos fazendo esse curso para a atualização dos profissionais do SAMU, bem como, uma formação aos Estudantes de Medicina que estão saindo das universidades”, disse o médico.
Piassa disse ainda que as simulações foram feitas em quatro cenas, duas de ocorrências com traumas e duas clínicas, que vai desde parada cardiorrespiratória tendo que fazer atendimento, reanimação, até trauma grave, com seis vítimas, com óbito e tudo mais.
“Conseguimos fazer simulações boas, entre elas, uma simulação de um acidente de trânsito, colisão entre carro e moto com simulação de sangue, fratura exposta para deixar tudo mais real e mais fidedigno do nosso dia a dia nos atendimentos. Tudo isso para qualificar mais ainda os profissionais que atendem no dia a dia as ocorrências em Rio Branco”, concluiu.