A Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), realiza na quinta-feira (8), uma sessão especial para homologar a anulação da cassação do ex-governador José Augusto, pai da pré-candidata a vice governadora na chapa do Partido dos Trabalhadores (PT), Nazaré Araújo. A cassação aconteceu em 8 de maio de 1964.
O autor da proposta de resolução que pede a anulação da cassação é o deputado governista Eduardo Farias (PCdoB). “Teremos uma sessão especial. Vários deputados assinaram a proposta de resolução que anula a cassação do ex-governador José Augusto. Estaremos fazendo historia”, diz Farias.
O comunista relembra que a ditadura militar se instalou no Acre, em 8 de maio de 1964 – com a derrubada de José augusto. “Amanha vamos limpar essa fase negra dessa casa democrática. Não pode ser cúmplice da ditadura mais longa desse país. Devolvemos para o Acre seu primeiro governo democrático”.
A proposta não é vista com bons olhos por deputados do bloco de oposição. Eles afirmam que o Estado terá que arcar com uma indenização milionária à família de José Augusto. Para os oposicionistas, a medida também seria para dar visibilidade ao nome da vice na chapa de Sebastião Viana (PT).