Em 2020, foram 973 denúncias de violação de direitos dos idosos no Acre e em 2021 já são 71 denúncias, segundo o governo do Acre. São consideradas violência atos visíveis e invisíveis, como a imposição de sofrimento psicológico.
Visando reduzir os maus-tratos contra a terceira idade, o governo do Acre realizou nesta quinta-feira (24) ato de sensibilização em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado no último 15 de junho.
O Acre aderiu ao Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa, por meio do qual os governos federal, estadual e municipal implementam políticas públicas de promoção e defesa dos direitos das pessoas idosas.
Durante balanço de ações a Secretaria de Assistência Social diz que em março passado iniciou as assinaturas dos convênios frutos de emendas parlamentares estaduais que destinam R$ 1,8 milhões em recursos para as organizações da sociedade civil. Parte do recurso será encaminhada para as entidades que acolhem idosos em Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Tarauacá.
(Com Agência de Notícias do Acre)