Nem bem começou o jogo político e o pré-candidato ao governo do Acre pelo Democratas, Tião Bocalom, está enrolado. Ele deve responder processo pelo roubo de propriedade intelectual. O ex-tucano é acusado de utilizar durante as inserções do horário eleitoral gratuito na TV, imagens não autorizadas pelos seus autores.
A denuncia é do empresário Celiano Soares. Ele conta que viu as imagens que produziu sobre a cheia do Rio Madeira, durante exibição do programa eleitoral do DEM na TV.
“Assim é muito fácil, a gente tem todo um custo para fazer imagens exclusivas e o cidadão simplesmente copia essas imagens da internet, transmite em programa eleitoral e não dar nenhum crédito” comentou o empresário.
Celiano diz que tem o registro da produção em sua câmera gopro e vai provar na Justiça o uso indevido das imagens. O empresário ainda chegou a enviar o sócio para buscar um acordo com o pré-candidato Tião Bocalom, mas conta que o amigo foi praticamente expulso da sede do partido em Rio Branco.
“Quem atendeu o meu sócio foi um tal de Valtin e este cidadão que dizia representar o senhor Tião Bocalom foi extremamente grosso e mal educado. Disse que as imagens foram baixadas da rede mundial de computadores”, acrescentou Celiano.
Sem acordo, o empresário disse que não existe outra saída se não de buscar a reparação do dano. Ele lembra que nem tudo que está na internet é de automático domínio público.
“Nem todas as imagens estão livres para uso sem o consentimento do autor”, concluiu o empresário. No partido, ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto.
A reportagem tentou sem sucesso falar com o pré-candidato Tião Bocalom durante a tarde desta quinta-feira.