O prefeito Marcus Alexandre inspecionou nesta quarta-feira, 19, a ação de limpeza no bairro Airton Sena, um dos que sofreu com o transbordamento do Rio Acre. Acompanhado do secretário Kellyton Carvalho, da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), o prefeito percorreu ruas do bairro, um dos primeiros a sentir os efeitos das alagações. Com o Airton Sena sobe para cinco o número de bairros já completamente limpos (Palheiral, Aeroporto Velho, Comara e Alzira Cruz).
O trabalho é coordenado pela SEMSUR e as áreas prioritárias foram definidas no final da semana passada em reunião ocorrida entre o prefeito e os presidentes das associações de moradores dos 18 bairros mais prejudicados pela alagação. Ao caminhar pela Rua Passo Fundo, o prefeito encontrou-se com o aposentado Francisco Firmino da Silva, contemplado com o kit limpeza distribuído pela Prefeitura.
A limpeza vem reduzindo a possibilidade de transmissão de doenças típicas das enchentes, como a leptospirose, também conhecida como a “doença do rato”. A limpeza começou pelos bairros Taquari, Seis de Agosto, Triângulo Novo, Comara, Cidade Nova, Alzira Cruz, Beco da Cigana, Cadeia Velha, Adalberto Aragão, Baixada da Habitasa, Base, Airton Sena, Aeroporto Velho, Palheiral, que tiveram várias ruas completamente tomadas pelas águas da enchente. A limpeza antecede a operação de retorno das famílias para suas casas. “Estamos avançando e vamos continuar até que os bairros estejam completamente limpos”, disse o prefeito.
A SEMSUR está atuando com oito equipes, sendo que cada uma está composta de 1 pá carregadeira, 1 retroescavadeira, 3 caçambas, 1 caminhão ´carga-seca´, 1 caminhão-pipa, 7 operadores e motoristas, 10 garis (80 no total) e 8 encarregados. São 56 equipamentos com um total de 144 trabalhadores diretamente envolvido com as ações. A previsão é que até este sábado, 22, todos os 18 bairros estejam completamente limpos.