O assaltante cruzeirense José Valdenes Viana da Silva, vulgo Rambo, é um dos fugitivos do Presídio Francisco D’Oliveira Conde, em Rio Branco. Ele é considerado um dos líderes da fuga ocorrida na madrugada da última segunda-feira, 20, da penitenciária onde cumpria pena de 47 anos pelo homicídio de um sargento da PM de Cruzeiro do Sul durante um assalto.
Durante o assalto de R$ 80 mil ao empresário João Gaspar, mais conhecido como Garapa, o criminoso matou com um tiro nas costas o sargento da PM, Araújo, que fazia a segurança de Garapa.
Rambo foi preso em Rio Branco, para onde fugiu depois do crime. Ele foi capturado, levado para Cruzeiro do Sul, sentenciado a 47 anos de prisão e enviado para cumprir sentença na capital por ser considerado de alta periculosidade.
O crime
O latrocínio aconteceu em 2014 em Cruzeiro do Sul. José Valdenes, o Rambo e outros homens invadiram a casa do empresário e na ação, Rambo atirou no PM.
O policial militar Marcos Roberto Araújo foi alvejado com um tiro nas costas que atingiu o pulmão dele.
O sargento dirigia o carro do empresário e ao chegarem na residência foram surpreendidos pelos assaltantes. João Garapa estava com R$ 80 mil em espécie. Os assaltantes abordaram o policial e o empresário no momento em que o portão elétrico da residência era aberto.
O sargento Marcos Roberto foi atingido nas costas e o carro continuou em movimento entrando na residência. O assaltante entrou na casa, disparou outros tiros e desferiu coronhadas na cabeça do empresário. A arma do policial foi levada pelos criminosos.