A deputada federal e pré-candidata ao Senado Perpétua Almeida (PCdoB) diz que não existe nenhum Estado brasileiro capaz de se manter sozinho, sem a necessidade de relações comerciais com os demais.
A afirmação foi uma resposta às críticas da oposição que acusa o governo petista de não ter adotado políticas de produção e desenvolvimento, refletida agora no desabastecimento e a alta dos preços dos gêneros alimentícios mais básicos ocasionado pelo fechamento da BR-364 entre Acre e Rondônia.
“Este debate de dizer que o Acre não é autossuficiente é um debate mentiroso porque não existe um único Estado da república que seja autossuficiente. Aliás, não existe um único país do mundo que seja autossuficiente, todos dependem um dos outros”, diz a parlamentar.
Segundo ela, esta linha de argumento da oposição é um “desrespeito aos acreanos que moram no campo e trabalham duro para manter suas criações e plantações”. Segundo empresários do setor de supermercado, 90% dos alimentos comercializados nos seus estabelecimentos são adquiridos em outros Estados.