O DNIT quer dobrar o número de trabalhadores nos serviços de manutenção e restauração da BR-364, para agilizar o serviço nos últimos dias de verão Amazônico. As duas empresas que atuam na Rodovia, além do trabalho de manutenção e restauração de 62 Km deste ano, estão refazendo o serviço já executado, como resultado de uma auditoria do DNIT, que ainda está em curso. Por isso, o ritmo da obra está mais lento desde agosto.
Atualmente são cem trabalhadores, que deverão chegar a duzentos. O superintendente do DNIT no Acre, Carlos Moraes, conta que o reforço já começou e vai aumentar gradativamente, na medida em que as equipes que atuam na BR-317, forem sendo desmobilizadas e deslocadas para a BR-364.
Do trabalho deste ano, 62 km, 42 estão concluídos e 20 km em andamento. A previsão é concluir tudo até 20 de outubro
“Estamos concluindo o trabalho na 317 e vamos acelerar na 364. Vão ser ao menos cinco frentes de trabalho entre o retrabalho e os serviços de restauração deste ano. Estamos dando prioridade total para concluir a Rodovia porque as chuvas, aparentemente, estão iniciando um pouco antes do normal esse ano”.
O reforço começou com uma equipe, na semana passada, no sentido de Tarauacá para Cruzeiro. Outra iniciou hoje sentido Feijó Sena. E até o final dessa semana mais uma equipe iniciará de Sena sentido Feijó.
Em alguns trechos da BR-364 já é possível perceber a diferença na estrada. Lugares onde haviam muitos buracos, foram asfaltados.
Em muitos locais, o solo saturado foi substituído por outro, com maior resistência, com base de jazida e brita para melhorar o suporte.