Subiu para 111 o número de famílias que precisaram deixar suas casas, em Sena Madureira, por conta da cheia do rio Iaco. O balanço foi divulgado na tarde desta terça-feira, 18, pela coordenação da Defesa Civil Municipal.
Em razão da cheia, a água potável distribuída pelo Depasa não está chegando às torneiras dos moradores dos bairros Bom Sucesso, Praia do Amarilio e Segundo Distrito.
Em três aldeias a água já atingiu os indígenas (sete estrelas, Kaiapucá e São Paolino).
Na medição realizada por volta das 15 horas, o rio Iaco registrou um nível de 16,90 metros.
Em 2012, último ano de grande enchente em Sena Madureira, o nível das águas atingiu 18 metros e em 1997 quando a cidade foi invadida pelas águas, o Iaco registrou a marca histórica de 19,64 metros.
Quatro abrigos públicos estão funcionando nos seguintes locais: Ginásio Hermilton Gadelha Pessoa, prédio da antiga delegacia e na quadra de esportes da escola municipal Messias Rodrigues de Souza. Aliás, na quadra da escola Messias, as divisórias começaram a ser feitas hoje e até o início da tarde uma família se encontrava abrigada no local, proveniente da invasão do bairro da Vitória. Porém, outras quatro já estavam de mudança para a quadra.
O prefeito em exercício de Sena Madureira, professor Hermano Filho (PcdoB), convocou na manhã de hoje uma reunião de emergência com representantes de diversos segmentos da sociedade no sentido de reforçar as ações de socorro às famílias.
O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde e contou com representantes dos seguintes órgãos: Prefeitura de Sena Madureira, Governo do estado, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, rádios AM e FM, Seaprof, secretaria de pequenos negócios, Depasa, ICMbio, Incra, Câmara de Vereadores, Loja Maçônica, setor de endemias, Vigilância Epidemiológica, Deracre, Secretaria Especial de saúde indígena, além dos secretários municipais.
Doação de alimentos e ajuda dos voluntários
Os moradores que estão nos abrigos públicos recebem por parte da Prefeitura de Sena Madureira, café da manhã, almoço, merenda para as crianças e jantar. Com isso, foi solicitada uma ajuda referente a essa questão. As pessoas que quiserem doar alimentos deverão se dirigir à sede da AABB, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social prepara diariamente as refeições.
Pessoas voluntárias que se dispuserem em ajudar as equipes de socorro às famílias deverão se apresentar na sede do Corpo de Bombeiros.