A cheia do rio Madeira pode levar a Defesa Civil do Estado de Rondônia a interditar a BR-364, durante a noite, no sentido Porto Velho/Rio Branco, nas proximidades de Jaci Paraná. Isso porque o rio transbordou e já atinge as pontes da rodovia, no trecho que fica após a balsa do Madeira. A informação foi repassada pelo presidente da Associação Comercial do Acre, Jurilande Aragão, que mantém contato diário com a Defesa Civil do Estado vizinho.
A Defesa Civil está preocupada com a travessia de veículos principalmente de cargas e aconselha que pelos menos por enquanto as pessoas evitem ir para Porto Velho.
“Na balsa ainda não há problema com a travessia, mas nas pontes os caminhões atravessam muito lentamente para evitar qualquer acidente. Se continuar subindo o rio, eles irão fechar. Porque de dia tudo bem você tem a visibilidade, mas a noite deve fechar”, informa Aragão.
Para evitar um possível racionamento de gêneros alimentícios e combustíveis, o presidente da Acisa está sugerindo a união de forças políticas dos dois estados com o governo federal.
“A gente não tem ainda a dimensão. Só que o plano emergencial quem deve ter é o governo pra buscar uma alternativa. Mas a gente já pensa naqueles aviões Hércules que transporta três, cinco caminhões dentro, mas não vamos alardear. Só que se continuar aumentando o nível do rio, a coisa vai ficar ruim. Porque o problema não é na balsa é no transbordamento do nível do rio nas pontes”, completa o presidente da Acisa.