O deputado estadual Fagner Calegário (PV) apresentou projeto de lei na Aleac que regulamenta a profissão de Bombeiro Civil e também obriga a presença desses profissionais em diversos estabelecimentos.
“Hoje completam 27 anos do incêndio que destruiu a Assembleia Legislativa. Com certeza, se tivéssemos esses profissionais o dano seria bem menor. O Acre é um dos poucos, ou se não, o único estado que não tem essa profissão regulamentada”, disse Calegário.
Pelo projeto de lei estarão obrigados a contratar Bombeiros Civis estabelecimentos como shopping center, casas de show e de espetáculos, supermercados, lojas de departamentos e campus universitários.
Sidney Camurça é presidente da associação dos Bombeiros Civis no Acre e afirma que com a regulamentação de lei há a expectativa da abertura de novas vagas.
“Rio Branco é a única capital do país que não tem a nossa profissão regulamentada. Vou dá um exemplo da nossa importância. Se tivesse um Bombeiro Civil no Calçadão não tinha acontecido de tantas lojas terem pegado fogo e o prejuízo tinha sido bem menor. É importante lembrar que para atuar como Bombeiro Civil é preciso passar por uma qualificação e ser aprovado. Com certeza, vamos ter a abertura de novos postos de trabalho”.
Segundo a associação, existem atualmente cerca de 250 Bombeiros Civis em todo o estado.