O artista plástico acreano Ueliton Santana é finalista do 7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (5) com 30 artistas que foram selecionados entre 688 inscritos de 24 Estados e o Distrito Federal. Ueliton estudou em Portugal e logo na manhã de sexta-feira anunciou aos seus seguidores que era um dos escolhidos para o prêmio.
A 7º edição do Prêmio Indústria Nacional Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas anunciou, em 4 de abril, 30 artistas finalistas, selecionados entre 688 inscritos de 24 estados e o Distrito Federal.
Para comemorar os 15 anos de prêmio, a 7ª edição selecionou 30 finalistas, em vez de 20 como nas edições anteriores. O objetivo é acompanhar a efervescente produção contemporânea brasileira. Pela primeira vez, todas as regiões brasileiras estão representadas entre os relacionados, e o número de mulheres e homens é igual entre os artistas.
Em setembro, Ueliton participa de uma exposição coletiva no Museu de Arte Brasileira (MAB – FAAP), em São Paulo. Na cerimônia de abertura, serão conhecidos os cinco vencedores. Os premiados recebem cada um uma bolsa de R$ 50 mil. Eles também serão acompanhamentos por um curador para realização de novos trabalhos, que vão percorrer, em mostra itinerante, cinco cidades brasileiras.