Vivendo discretamente em Rio Branco já há algum tempo, o filósofo Clodovis Boff, irmão do frei Leonardo Boff, está lançando um novo livro. Trata-se do segundo volume de “O Livro do Sentido”, cujo subtítulo (“Qual é, afinal, o sentido da vida?), tenta, em 576 páginas discorrer sobre a existência humana.
Clodovis parece ter ligação com a floresta, as Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), o jornalismo e a política acreana. Segundo sua resenha, o Livro do Sentido pretende mostrar que existe efetivamente um abismo conceitual entre a questão do sentido e sua resposta articulada. “Para vencer tal abismo, a razão não pode fazê-lo por um salto, mas como por uma ponte. E essa precisa ser construída através de um trabalho lento, bem arquitetado e sempre árduo”, diz a nota explicativa.
Clodovis Boff nasceu em Concórdia (SC), em 1944. É frade da Ordem dos Servos de Maria. Foi ordenado presbítero em 1971. Depois de licenciado em Filosofia, obteve o doutorado em Teologia pela Universidade de Lovaina, na Bélgica, com a tese “Teologia e prática”, sobre a metodologia da libertação”.