O nível do Rio Acre, na Capital, marcou 13,11 metros às 6 horas desta terça-feira, dia 15. A lâmina representa 52 centímetros a mais que a medição registrada às 6 horas de segunda-feira, quando o manancial marcava, em Rio Branco, 12,59 metros. A cota de alerta na cidade é de 13,50, e de transbordo, 14 metros.
Se antecipando a uma nova cheia na Capital, a prefeita Socorro Neri já se reuniu com assessores para iniciar a execução de um plano de ação preventivo. A prefeita também determinou a construção de 100 abrigos no Parque de Exposições Wildy Viana, para receber desabrigados em caso de uma cheia.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel George Santos, informou que até esta segunda-feira já havia chovido 89% do total de chuvas previstas para este mês de janeiro no estado. “Esse volume de chuvas nos faz ficar em alerta, em alguns locais já ocorreram enxurradas, o que exige muita atenção da equipe do município”, enfatizou.
A prefeitura apresenta nesta terça-feira, dia 15, o Plano de Contingência Operacional de Enchente 2019, instrumento de gestão estratégica da Prefeitura de Rio Branco, para o caso de uma enchente do rio Acre. O plano estabelece os procedimentos operacionais de socorro e assistência, desde a retirada ao abrigo das famílias porventura atingidas.