A Câmara de Cruzeiro do Sul elegeu o novo presidente da Casa nesta quinta-feira, dia 27, após semanas de discussões e interferências junto ao Poder Judiciário. A nova composição da Mesa Diretora agora tem nomes antigos da política, e com base ligada ao prefeito da cidade, Ilderlei Cordeiro.
A Mesa Diretora terá os seguintes nomes: Clodoaldo Rodrigues (PR) –presidente; Ocenir Marciel (PDT) – vice-presidente; Chaguinha (PDT)- primeiro-secretário, Lucila Bruneta (PP)- segunda secretaria; e o suplente Francinei Freitas (PT). A chapa venceu por 8 x 6 votos.
O presidente da Câmara, Romário Tavares, disse que o MDB já entrou com ação na justiça pedindo anulação da eleição. Segundo ele, a eleição só pode ser feita dentro da lei da proporcionalidade, e como o MDB é o partido que mais elegeu vereadores em 2016, um total de 5, não pode ficar de fora da mesa diretora.
A posse dos novos dirigentes da Mesa Diretora do Poder Legislativo será realizada em janeiro. A expectativa é de que até lá o Poder Judiciário já tenha se manifestado sobre a legalidade ou não do processo eleitoral realizada na última quinta-feira, dia 27.