Menu

Pesquisar
Close this search box.

Neri aumenta mais 26 cargos e Câmara aprova reforma na FGB

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por nove votos a favor e cinco contra, a Câmara de Vereadores de Rio Branco aprovou na sessão desta quarta-feira,12, a fusão da Fundação Garibaldi Brasil com a Secretaria de Esportes e Lazer. A junção dos setores é parte da reforma administrativa da prefeitura de Rio Branco aprovada na semana passada pela Casa.


A fusão entre os dois setores reduz de 32 para 26 o número de cargos em comissão e gera uma economia anual de R$ 800 mil para os cofres do Município, diz a prefeitura.


Por outro lado, a oposição questionou a prefeitura porque não considera que há previsão de redução. Ao contrário. O vereador Roberto Duarte (MDB) vê “jogada” do Município que elaborou uma reforma com extinção de 132 cargos, mas agora apresenta um projeto para criação de 26 novas funções.

Anúncio


“Sou contra o projeto que cria novos cargos de confiança. Semana passada a
prefeita mandou para essa casa a redução de 132 cargos e hoje manda um projeto de lei que cria 26 novos cargos comissionados.”


Os vereadores que apoiam a prefeita se basearam na informação do chefe da Casa Civil, Márcio Oliveira, que esteve na Câmara para tentar explicar que o Executivo apenas está incorporando funções na FGB que passa a funcionar, além da cultura, com departamentos de esportes e lazer.


Já a oposição fundamentou seu voto no segundo parágrafo do texto introdutório do projeto que fala sobre a “criação de 26 cargos em comissão, acrescendo 12 cargos comissionados à atual estrutura da Fundação, e 66 cargos efetivos”.


O líder do PT, Rodrigo Forneck, destacou a economia com a fusão dos setores. “A matemática é essa: nós tínhamos, somados as duas áreas, 32 cargos em comissão tirando o secretário de Esportes e agora a gente vai reduzir para 26. No texto da lei é óbvio que vai aumentar, porque a gente está incorporando a função. Além do cargo a gente consegue reduzir 800 e poucos mil reais por ano, quase um milhão com essa questão dos custos comissionados e redução dos valores”, afirmou o líder do PT na Casa.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido