Segundo o Dieese, termina na próxima sexta-feira (30) o prazo para que os trabalhadores no Acre e em todo o Brasil recebam a 1ª parcela do 13º salário. Segundo o órgão, 800 mil receberão o 13º salário no Acre.
Desse total, 300 mil pessoas são beneficiários da Previdência Social como aposentados ou pensionistas. Outros 54,1%, pertence ao setor formal da economia (público e privado) e demais contribuintes da Previdência. Os empregados domésticos, com carteira assinada, perfaz um total de 7 mil pessoas.
Por lei, as empresas têm até o dia 30 (sexta-feira) para pagar a primeira parcela do 13º salário aos seus empregados. Têm direito ao benefício todos os empregados, inclusive os domésticos, rurais e avulsos.
O valor da primeira parcela do 13º salário corresponde à metade do salário de outubro para quem foi contratado até 15 de janeiro de 2018. Quem foi contratado após esta data terá o pagamento proporcional aos meses trabalhados (o período de 15 ou mais dias é considerado como mês integral). Quem já recebeu o adiantamento do 13º nas férias só terá direito ao recebimento da segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.