Atendendo reivindicação da comunidade, o prefeito Marcus Alexandre esteve no início da manhã desta quarta-feira, reunido com os moradores do bairro Dom Giocondo, também conhecido por Papôco. No Centro Comunitário o prefeito ouviu as reivindicações e em seguida percorreu becos e vielas da localidade com os moradores. Na equipe o coordenador da Defesa Civil Municipal, Ten. Cel George Santos, o secretário de Serviços Urbanos, Kellyton Carvalho e o presidente da EMURB, Jackson Marinheiro.
Entre as reivindicações da comunidade estão o referenciamento para atendimento dos moradores do Centro de Saúde Ary Rodrigues, na Seis de Agosto, escola e creche para as crianças e a construção de trapiches e escadarias, além da melhoria das ruas Rio Grande do Sul e Piauí. “Esse é o primeiro prefeito que anda com a gente nesses barrancos e becos. Por isso temos fé que tudo o que reivindicamos será atendido”, relata o presidente da Associação de Moradores, Antônio Carlos França.
O prefeito garantiu a construção das escadarias e trapiches, a operação tapa buracos nas Ruas Rio Grande do Sul e Piauí e acionou a secretaria de Saúde para garantir o atendimento dos moradores do Dom Giocondo no Centro de Saúde Ary Rodrigues no bairro Seis de Agosto. Uma reunião foi marcada entre uma comissão de moradores e o secretário de Educação, Márcio Batista, para dar o encaminhamento à questão das matrículas em creches e escolas próximas do Dom Giocondo. “Nós temos que cuidar do bairro com a infraestrutura e também cuidar das pessoas. Esse bairro que tem problemas de acessibilidade merece toda a nossa atenção e vamos resolver as questões como a construção de escadarias e trapiches e dar encaminhamento para a questão da escola e creche para as crianças e um local certo para o atendimento de saúde, que é no Ary Rodrigues”, explica o prefeito.
E a prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal, vai também fazer o monitoramento das casas que estão em situação de risco. Dependendo da situação, as famílias serão encaminhadas para o aluguel social, ou serão inscritas para ocupar casas da Cidade do Povo, que está sendo construída pelo governo do Estado na BR 364.
Já a secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, vai garantir a capacitação e profissionalização dos moradores do bairro Dom Giocondo, por meio dos cursos do Pronatec.
Para o vereador Marcelo Macedo, o prefeito tem cumprido bem sua função na medida em que trata da mesma forma bairros ricos e pobres, como o Dom Giocondo. “O prefeito Marcus Alexandre quer resolver o problema das pessoas, onde quer que eles morem”, conclui o vereador.