O anúncio está feito: o programa Ruas do Povo será retomado em Rio Branco em pleno ano eleitoral. Assinado pelo governador Sebastião Viana, o projeto visava, na essência, pavimentar tosas as ruas do Acre, mas não vingou e foi banhado a escândalos desde que as primeiras ruas passaram a ser entregues.
Além dos serviços mal executados, havia ainda aqueles que não saíram do papel e, quando saíam, eram deixados pela metade. E isso ocorre na Capital e interior, gerando dezenas de denúncias sobre os serviços executados non âmbito do programa estadual coordenado pelo Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa).
Durante reunião com a prefeita Socorro Neri, na Casa Civil, o governador exaltou o programa, falando que em 2000, Rio Branco tinha apenas 300 quilômetros de rede de abastecimento, mas que, após o programa, esse número saltou para 2300 quilômetros, uma marca histórica para a Capital dos acreanos.
“Estamos falando de um investimento de 20 anos que a prefeitura não poderia fazer em cinco. O programa Ruas do Povo tirou dos pântanos muitos bairros de Rio Branco”, disse o governador ao lembrar: os serviços serão executados nesse verão que se inicia. E a prefeita Socorro Neri, que faz levantamento dos buracos da cidade, agradeceu a parceria.
“Nós estamos muito felizes porque o programa vai atender diretamente 60 bairros com ações de intervenção total e com ações que faltavam ser concluídas. Nós vamos ter uma cidade melhor cuidada, bem estruturada e mais bonita com apoio do governador Tião Viana”, disse Socorro Neri.
R$ 4 bilhões para as ruas do Acre?
Essa etapa de investimentos no Ruas do Povo, segundo o Palácio Rio Branco, irá fechar um ciclo de R$ 4 bilhões em todo o estado. O projeto, que é fruto de uma decisão política de saneamento e qualidade de vida, tem ajudado a transformar o cenário da saúde e o desenvolvimento humano. Moisés Diniz, diretor-presidente do Departamento de Pavimentação e Saneamento (Depasa), disse que fará parceria com os moradores.
“Junto das obras, vamos realizar uma ação de envolver o movimento social, presidentes de bairros e associações, para construir juntos esse grande sonho da população de Rio Branco de ter seus bairros com rua, água e esgoto”, declarou.