Na manhã desta quinta-feira (9), moradores dos bairros Vitória, Chico Mendes e Eldorado realizaram uma manifestação em frente ao Módulo de Saúde do Bairro Vitória. A razão do movimento foi à demissão de Luzia Oliveira de Souza, 49 anos, funcionária de uma empresa terceirizada que trabalhava no local há mais de 17 anos.
De acordo com os moradores, Dona Luzia, como é mais conhecida, trabalha na limpeza do módulo, mas realiza um trabalho de acolhida entre os pacientes que procuram atendimento no local, além de um atendimento social nas comunidades.
Dona Luzia, enquanto trabalhava como auxiliar de serviços gerais, estudou e concluiu um curso de técnica em enfermagem, conhecimento que usa para atender idosos, adultos e crianças dos bairros. Ela também trabalhou por vários anos nas pastorais da Criança e da Pessoa Idosa, experiência que põem em prática até hoje.
“Sempre procurei ajudar a quem precisa, gosto de amparar e acredito que um sorriso, uma palavra amiga e um gesto de carinho ajuda muito no tratamento das pessoas”, disse Dona Luzia.
“Conheço a Dona Luzia há cerca de 14 anos e ela sempre foi uma pessoa muito humana e preocupada com as causas sociais. Mesmo trabalhando na limpeza do posto, ela não se acomodou e procurou estudar, muitas pessoas procuram o posto por conta do atendimento de Dona Luzia, que recebe muito bem as pessoas, conversa, dá conselhos e realiza o verdadeiro atendimento humanizado que tanto se fala”, declarou a dona de casa Maria Raimunda de Souza Lopes, que sempre que precisa recorre a senhora.
A dona de casa, moradora do Bairro Vitória, Neuda Barroso Braga também não economizou nos elogios a Dona Luzia. Ela relatou que há duas semanas chegou ao posto apresentando problemas respiratórios e foi orientada, por uma enfermeira a voltar no outro dia, pois o atendimento já havia sido encerrado, mas foi Dona Luzia que interveio junto ao médico que atendeu a dona de casa, que retornou para sua residência medicada.
“Agradeço a Dona Luzia por todas as vezes que precisei e ela estava disposta a ajudar, todo mundo conhece ela aqui no bairro e não aceitamos que ela seja demitida do posto”, protestou Neuda Braga.
O manifesto só encerrou depois que uma comissão da Secretária Municipal de Saúde se comprometeu em solucionar o caso de Luzia Oliveira de Souza.