“O que faz uma pessoa despejar um monte de lixo em um lugar inadequado, ainda mais no portão de uma instituição de ensino?”. É o que também pergunta Marivaldo de Paula, coordenador geral da creche Jairo Junior, localizada no bairro Tancredo Neves, em Rio Branco.
Quando chegou na manhã desta segunda-feira, 12, à creche para trabalhar, o professor teve mais uma vez a insatisfação de ver a frente da creche tomada por lixo.
Uma câmera do prédio do estabelecimento de ensino flagrou o momento em que a pessoa despeja o lixo em um dos portões da creche. O fato foi registrado às 5h da manhã desta segunda-feira.
O professor lamentou. Ele afirma que é comum essa prática no local.
“Nós trabalhamos projetos que tratam do respeito ao meio ambiente, e fazemos nós mesmos, a limpeza dentro e fora da creche. É comum na segunda-feira encontrarmos muito lixo na rua e principalmente em frente a creche. É comum juntarmos cacos de vidro, garrafas de bebidas jogadas aqui dentro, o que representa um risco para todos, principalmente para os pequenos. Já colocamos cartazes de “por favor não jogue lixo”, e foram arrancados em menos de 24 horas. Aqui há muitos ambulantes e somos favoráveis a atividade que gera renda para as famílias, e estamos trabalhando para conscientizar as pessoas a ensacar o lixo antes de jogar na lixeira da instituição”, diz o professor.