A noite de quarta-feira, dia 17, foi de festa no Centro Cultural Lydia Hammes, no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. Lá ocorreu a entrega da Comenda do Mérito Volta da Empreza 2017, e a cerimônia contou com a presença de políticos, populares e autoridades, além dos familiares dos três homenageados da noite.
Na lista dos que receberam a comenda estão: a parteira Maria Zenaide de Souza Carvalho (Grau Fundador); o Pastor Luiz Gonzaga (Grau Comandante); e o radialista José Francisco de Melo Filho (Grau Chanceler). O evento foi conduzido sob o som das bandas Os Muggs II e Os Bebês.
“Esse é um momento muito especial do ano, porque é um momento em que Rio Branco homenageia pessoas que ajudaram na construção de nossa cidade. Em nome dessas pessoas, homenageamos toda a comunidade. Com muita honra estamos aqui hoje para fazer essa homenagem e comemorar os 135 anos de Rio Branco”, disse o prefeito Marcus Viana.
Nascido em Xapuri, e com 30 anos de pastoreio na Igreja Assembleia de Deus, sendo 23 destes no cargo de presidente da denominação, o pastor Luiz Gonzaga classificou o feito como uma dádiva garantida a ele por Deus. “Para mim é um privilegio acompanhado de uma grande responsabilidade que nos faz refletir sobre o exemplo que precisamos dar a Rio Branco”, pontuou.
Reconhecimento que também emocionou o radialista Zezinho Melo, que há 55 anos é ouvido no rádio e, agora, foi publicamente reconhecido pelo Município de Rio Branco. “Eu não esperava, então isso foi uma surpresa. A gente se sente muito orgulhoso por isso, mas quem ganha essa homenagem é a Difusora Acreana. Vou continuar fazendo o meu programa, e narrando jogo”, destaca.
A parteira Zenaíde Carvalho, primeira a receber a comenda, cantou duas músicas de autoria própria para lembrar a história com as 288 grávidas que chegou a atender. “Essa é uma alegria muito grande, um momento muito digno. Vim de família carente, nasci no alto Rio Tarauacá, morei na mata, mas hoje estou aqui, sendo homenageada. Só Deus faz isso em nossas vidas”, pontua.
A Comenda Volta da Empreza
O nome da Comenda é uma referência à primeira denominação dada à cidade de Rio Branco no período de sua transição de seringal a povoado. A Comenda Volta da Empreza é constituída de três graus com distintos: O grau Fundador, cujo patrono é Neutel Newton Maia, destina-se a reconhecer os que se destacaram por sua significativa contribuição nos campos social, cultural, econômico, humanitário, desportivo, ou outros de notável importância para a cidade, bairro ou comunidade.
O grau Comandante tem o Coronel José Plácido de Castro como patrono e destina-se a homenagear os que contribuíram, através de atos extraordinários com a comunidade, para a consolidação da cidade em nível regional.
O grau Chanceler, cujo patrono é José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, é a mais alta distinção da Ordem, que se destina a homenagear aqueles que tenham reconhecidamente prestado relevantes serviços ao município, ou que, no exercício da sua atividade, tenham destacado o nome do município de Rio Branco nos cenários nacional ou internacional.