Em janeiro de 2013 Zezinho Babary assumiu a prefeitura de Porto Walter mergulhada em dívidas que ultrapassavam a casa dos R$ 9 milhões, com objetivo de afastar uma profunda crise política, ocasionada por escândalos, que culminou com a prisão do ex-prefeito Neuzari Pinheiro, acusado de distribuir terras da União a familiares.
Na época, Zezinho Barbary clamou a todos, tanto a oposição quanto de sua base para tentar arrumar a casa. A poucos dias de completar um ano de administração, Barbary comemora a adimplência do município. “Dos 13 itens que deixa o município inadimplentes, Porto Walter estava incluído em 09. E agora tenho orgulho de dizer para todos que estamos entre as dez cidades do estado aptas para receber recursos federais”, explicou o prefeito.
Barbary destacou diversas ações que estão sendo realizadas para melhorar a vida da população tanto na zona urbana, quanto na zona rural.
Zona Rural
Na zona rural os trabalhos estão sendo concentrados na abertura, limpeza de ramais, construção de açudes e pontes para dar agilidade no escoamento na produção, mesmo no período chuvoso.
No Projeto de Assentamento Gleba Minhas já foram construídos somente este ano 25 açudes e distribuídos alevinos aos criadores.
“Mesmo não tendo votado na administração atual eu parabenizo o prefeito e sua equipe pelo belíssimo trabalho que eles estão fazendo em tão pouco tempo, levando assistência as pessoas que realmente necessitam”, disse Francisco Vieira, presidente da Sociedade Agrícola Gleba Minas.
Para as Comunidades ribeirinhas, já estão alocados R$ 300 mil para ampliação do programa de eletrificarão rural, que será utilizado para compra de grupos geradores. Algumas escolas também serão reformadas.
Saúde
Duas Unidades de Saúde estão passando por reforma e ampliação. O município já recebeu dois médicos estrangeiros e mais um foi garantido para atender a zona rural pelo Programa Mais Médicos do Governo Federal.
Moradia
A prefeitura está construindo 11 unidades habitacionais em madeira que são equipadas com rede de água tratada no bairro da Restinga para atender as famílias que estão em áreas de riscos por conta de alagações. Seu Francisco Gomes, 65, morador do bairro, conta que no passado tinha que enfrentar 20 minutos a pé na busca de conseguir encher alguns vasos com a água do Juruá.
“Todos os dias eu agradeço a Deus por que eles olharam para a gente, a minha casinha molhava toda quando chovia, já não sabia o que fazer”, revelou o aposentado.
Esporte e Lazer
Somente na zona urbana de Porto Walter, estão sendo construídas duas quadras poliesportivas: uma no bairro da Pista e a outra na rua Bianos dos Santos. Para o próximo ano já está garantido a construção de uma quadra com grama sintética e mais três para comunidades ribeirinhas e segundo distrito da cidade. Uma academia popular está em fase de finalização.
“Foi um ano difícil, mas, tenho certeza que a pior fase já passou, conseguimos sanar as dividas do município e décimo terceiro salário dos servidores já foi pago antecipadamente. Agora e correr em busca de recursos dos parlamentares para continuar trabalhando pelo nosso município”, enfatizou o prefeito.