Menu

Pesquisar
Close this search box.

Planejamento e gestão estratégica do MPAC atingem qualificação máxima e estão entre os cinco melhores do país

????????????????????????????????????
Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Planejamento e gestão estratégica do MPAC atingem qualificação máxima e estão entre os cinco melhores do país
Mais uma vez o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) foi destaque nacional no “Radar Estratégico” – um instrumento de pesquisa desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), que monitora os avanços institucionais da área de planejamento e gestão estratégica das unidades e ramos do Ministério Público em todo o Brasil.


Nas últimas avaliações divulgadas nesta segunda-feira, 13, o MPAC foi destaque ao atingir qualificação máxima nas pesquisas, ficando entre os cinco melhores do país no ranking das unidades e ramos do Ministério Público que cumprem com excelência o Plano Estratégico Nacional do Ministério Público (PEN-MP), implementado pelo CNMP.


O procurador-geral de Justiça do MP acreano, Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto, atribuiu o destaque aos esforços da gestão que trabalha sempre de maneira compartilhada, com foco no aprimoramento das atividades e ações que garantam eficácia na execução dos planos estratégicos do MPAC.

Anúncio


“Os números mostram que alcançamos mais uma conquista no que se refere ao desenvolvimento de ações estratégicas, que orientam o nosso trabalho em todas as áreas de atuação do Ministério Público. Quando o Ministério Público do Acre aparece no ranking com resultado satisfatório, temos a certeza de que estamos no caminho certo e que nossos projetos estão alinhados ao Planejamento Estratégico nacional”, declarou o procurador-geral.


Para a classificação da pesquisa foram definidos cinco itens de avaliação (Excelente, ótimo, bom, regular e insuficiente) que seguem um percentual variável de até 100% para as análises de dados relacionados às metas, ações e resultados alcançados pelas unidades e ramos do Ministério Público. O MPAC foi o único da região Norte a atingir 100% de excelência, junto com o MPBA, MPSP, MPDFT e MPSC.


A corregedora-geral do MPAC, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, ressaltou que o modelo de Planejamento Estratégico e a Gestão Estratégica do MPAC já são considerados uma experiência de sucesso, inclusive, pela Fundação Dom Cabral, uma das maiores escolas de negócios do mundo.


“Este mês, inclusive, o nosso modelo de Planejamento Estratégico e a Gestão Estratégica serão apresentados como referência nacional, no XXII Congresso Internacional do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) sobre a Reforma do Estado da Administração Pública, na Espanha. São conquistas que nos orgulham e nos motivam a fazer mais e melhor”, destacou a corregedora.


Radar estratégico

Em execução desde novembro de 2016, o Radar Estratégico é um projeto que tem por objetivo implementar instrumento de mensuração do Planejamento Estratégico do Ministério Público brasileiro, com a participação e colaboração de todas as unidades e ramos do Ministério Público, através da coleta de dados e processamento de informações, de forma a viabilizar efetivo monitoramento e avaliação.


O projeto é um desdobramento da Resolução nº 147/2016 do CNMP, que prevê, no §3º do artigo 8º, a publicação de um ranking das unidades e ramos do Ministério Público quanto à implementação e ao cumprimento do PEN-MP.


Neste sentido, a norma estabelece instrumento de acompanhamento, inclusive de cunho classificatório, em que são monitorados os avanços institucionais da área de planejamento e gestão estratégica, inclusive estabelecendo prazo de um ano para que as unidades e ramos do Ministério Público instituam unidades de governança e de gestão estratégica.



Ana Paula Pojo e Kelly Souza – Agência de Notícias do MPAC


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido