Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em Rio Branco, aguardam ansiosos para as provas deste domingo, marcadas para começar às 10h30 (horário do Acre). Mais de 50 mil pessoas devem participar.
Neste segundo dia, os candidatos serão avaliados nas áreas de Matemática, Física, Química e Biologia. Um total de 90 questões objetivas, de múltipla escolha, cada uma com cinco opções de resposta.
André Firmino, de 19 anos, vai fazer o Enem pela segunda vez, e diz que agora tentará outro curso na Universidade Federal do Acre (Ufac), cujo único acesso se dá através de rendimento considerável no exame.
“Eu tentei no ano passado, mas não fui muito bem. E olha que ainda estava na escola. Domingo passado achei a prova difícil, então hoje eu estou um pouco preocupado, porque nem tudo a gente estuda na escola. Fiz cursinho, vamos ver”, diz.
Situação semelhante é a da Fernanda Souza, de 17 anos, que vai fazer o Enem pela primeira vez. Ela estuda em uma escola particular da cidade, e, como contou André, que estudou a vida toda em escola pública, também tem medo de não ir bem nesse segundo dia.
“Acho que em relação ao primeiro dia, a reclamação foi geral. Muitos assuntos a gente não espera, ainda mais fazer uma redação sobre a educação de surdos. Era uma assunto surpresa e os textos estavam extremamente grandes. Difícil leitura para o tempo dado”, reclama.