O Acre poderá fazer transplantes de fígado. A autorização foi dada pelo Ministério da Saúde e anunciada essa semana com publicação no Diário Oficial da União.
Atualmente, quando há doação, o fígado é disponibilizado para a Central Nacional de Transplantes, que imediatamente consulta a lista de espera para encontrar um doador compatível nos locais onde o transplante de fígado já é realizado. A partir de agora, os pacientes da fila de espera do Estado poderão ser beneficiados com as doações.
De acordo com a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Acre (CNCDO/Acre), Regiane Ferrari, 12 pacientes já estão na fila para os primeiros transplantes.
“O transplante de fígado é um procedimento de alta complexidade. A aprovação do hospital para realizar captação e transplantes demonstra que o sistema saúde do Acre está preparado e bem equipado para colaborar com os indicadores de saúde. O governador Tião Viana não mede esforços para ampliar os serviços de saúde e oferecer mais comodidade ao pacientes”, disse Regiane.