O Dia de Finados é uma data católica, mas isso não impediu que um grupo de protestantes (os evangélicos) fizessem um evangelismo diferenciado entre os visitantes do Cemitério Morada da Paz, em Rio Branco. Com uma brincadeira, eles falaram sobre “arrependimento em vida”, e sobre a “salvação de Cristo”.
“Estamos trazendo uma mensagem de paz, uma mensagem de esperança a quem perdeu seus parentes. Ainda há esperança para os que estão vivos. Eles precisam entender que Deus tem um plano de salvação para os que pretendem morar com eles no céu”, explica o Edson Albuquerque, da Igreja Batista Regular Jerusalém do bairro João Eduardo.
O Cemitério Morada da Paz é o único privado da Capital e deve receber ao menos 30 mil pessoas neste Dia de Finados. Até as 11 horas desta quinta-feira, dia 02, cerca de 10 mil visitantes já haviam passado pelo cemitério, segundo a Administração. No local, 15 mil pessoas já foram enterradas.
“Apesar de ser uma data criada pelo Igreja Católica, aproveitamos o momento para trazer essa mensagem. É uma forma de consolar e abraçar as pessoas que, ainda hoje, sofrem com a morte de seus familiares, enfim, de seus entes queridos. Esse é o mandado de Jesus”, completa o cristão.
Fernando Santos, que veio ao cemitério para visitar os túmulos dos pais, diz que a iniciativa é muito boa e que deveria ocorrer em outros cemitérios também. Para ele, os protestantes sempre encontram uma forma de tocar a vida das pessoas, e “a discrição é a alma do negócio”.
“Meus pais sempre me diziam que a gente precisava se arrepender em vida, porque depois de mortos, nada adiantaria. Essa mensagem deles, de termos uma nova vida para entrar nos céus, é muito digna. Estão de parabéns! Estão evangelizando de forma discreta, sem escândalos. Isso é muito bacana, eu aprovo”, afirma.