De acordo com pesquisa feita pela Euromonitor International, empresa de pesquisa de mercado, 9,2 milhões milhões de brasileiros estão com viagens internacionais programadas para este ano, um crescimento considerável quando comparado a 2016. O avanço indica a reação da demanda local por destinos estrangeiros, após retração de 9% em 2016.
As despesas dos brasileiros no exterior também têm batido recordes significativos, sendo que no último balanço do Banco Central em agosto, os gastos chegaram a marca recorde de 35% a mais comparado ao mesmo período de 2016.
Na hora de viajar para o exterior, é preciso estar atento ao seguro viagem, se algo acontecer e o turista não tiver estiver protegido, as despesas com os problemas podem ser maiores do que os gastos totais da viagem. Normalmente o seguro costuma oferecer cobertura para assistência médica e morte acidental, mas alguns mais completos, como o assist card, podem cobrir também cancelamento de viagem, assistência jurídica, medicamentos, assistência odontológica, passagem de ida e volta para um familiar, entre outros.
Por isso, é importante ficar atento na hora de contratar o seguro viagem, uma vez que os preços e condições variam de acordo com a cobertura. Se você estiver viajando apenas para realizar turismo simples e o produto que estiver adquirindo oferecer cobertura para esportes de risco, vale a pena procurar um produto intermediário e evitar preços maiores. Para viajantes da 3ª idade, é importante verificar se o seguro ou assistência adquirida apresenta limite de idade para direito às coberturas.