Um protesto dos pacientes do setor de Nefrologia do Hospital das Clínicas de Rio Branco (HC) bloqueou a Via Verde, bem em frente à unidade pública de saúde. Eles reclamam a falta de medicamentos e de estrutura do departamento que atende mais de 100 pacientes diariamente.
Com o protesto, que bloqueou totalmente a avenida, as autoridades que vão participar do Encontro de Governadores do Brasil, e tinham o caminho como rota principal, ficaram impedidas de passar, gerando problemas à equipe de segurança dos representantes dos Poderes.
Vanderli Silva, presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre, diz que um dos medicamentos está em falta há 30 dias, colocando os pacientes em risco de morte. Ele diz que os pacientes estão desesperados com a situação.
“A justificativa é que não teve repasse do Ministério da Saúde, mas tem outros medicamentos que estão em falta, e o próprio Estado é quem tem que comprar. A maioria dos pacientes estão com uma anemia profunda, e isso pode levar à morte. Tem 35 novas vagas, mas por conflito, não querem colocar o pessoal do Hospital das Clínicas para a nova”, denuncia.
A doméstica Valdina Ferreira, mãe de uma paciente que tem apenas 11 anos, conta que está preocupada com a situação da filha, já que a menina, sem o remédio, ao fazer a nefrologia, passa muito mal. “Aqui a alimentação não é a adequada. Eles não dão nenhuma justificativa, só se calam. Eu quero que resolvam essa situação para todos que estão precisando”, conta.