Nos seis primeiros meses deste ano, os serviços de acesso à internet e telefonia móvel na Região do Juruá sofreram pelo menos 12 apagões, numa média de dois a cada 30 dias. Na tarde de ontem, quarta-feira, 28, clientes das operadoras de telefonia móvel e de internet ficaram, mais uma vez, sem os serviços. O blecaute ocorreu por volta das 16h30, e só foi restabelecido após as 20 horas.
O cabo de fibra ótica que serve o Vale do Juruá é de propriedade da operadora Oi. Como dele também se utilizam as demais empresas de telefonia e internet instaladas na região, qualquer problema na transmissão de dados deixa dezenas de milhares de moradores incomunicáveis.
Segundo a assessoria de imprensa da Oi, em geral o rompimento do cabo de fibra ótica é a causa dos apagões. E isso acontece, ainda de acordo com a operadora, devido a incidentes naturais (quando, por exemplo, um galho de árvore cai sobre a rede) ou em decorrência da ação de vândalos, que cortam o cabo.
Na manhã desta quinta-feira, a reportagem entrou em contato com a Oi, e sua assessoria informou que está apurando as causas do blecaute de ontem à tarde.