O mais recente Levantamento de Índice Rápido de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), realizado de 11 a 14 de novembro deste ano, em Rio Branco, revelou que sete bairros estão em situação preocupante. Tancredo Neves, Alto Alegre, Jorge Lavocart, Bela Vista, Castelo Branco, São Francisco e Vitória apresentação alto índice de infestação do mosquito transmissor da dengue.
Embora não haja registros de casos mais graves de dengue até o momento, como dengue com complicação (DCC) e febre hemorrágica da dengue (FHD), nem de óbitos, as autoridades pedem que a população continue atenta.
“(…) a população deve permanecer vigilante, mantendo as recomendações do governo e da prefeitura, para se prevenir contra a doença – atentando, em especial, para as caixas d’água que ficam ao nível do solo”, alerta a gerente do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Controle de Endemias da Sesacre, Thayna Holanda.
Cuidados
– Mantenha caixas d’água, poços artesianos ou qualquer outro tipo de reservatório de água constantemente limpos, fechados e bem vedados;
– Faça furos em pneus não utilizados para evitar o acúmulo de água;
– Não deixe água acumulada na laje de sua residência;
– Remova folhas, galhos e qualquer outro material que impeça a circulação de água nas calhas da residência;
– Não deixe água parada nas vasilhas que ficam em baixo dos vasos de plantas. Deixe vazias e secas ou encha com areia;
– Piscinas devem ser tratadas com cloro semanalmente ou esvaziadas, caso não sejam usadas;