O ac24horas.com foi reconhecido como o principal site de notícias do Acre em 2013 na entrega da 28ª edição do prêmio Destaques do Ano, tradicional festa criada para homenagear personalidades, empresários, políticos, jornalistas, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Acre em diversos setores da sociedade. O evento que é idealizado pela colunista social Rubedna Braga foi promovido na noite da última quinta-feira, 5, na Maison Borges.
Na ocasião, o jornalista Ray Melo representou o portal na entrega da premiação e destacou o pioneirismo do empresário Roberto Vaz, idealizador do jornal online mais lido do Estado. “Não sei se é surpresa, mas este prêmio é de uma pessoa que tem estrela no que faz. O portal de notícias destaque do ano é o ac24horas – idealizado por Roberto Vaz, um profissional de visão que é pioneiro em jornais online no Acre. Representei você, mas os méritos são seus. Parabéns, Roberto Vaz, pelo merecido reconhecimento”, disse.
A história de ac24horas se confunde com a implementação do jornalismo online no Estado. Criado em 2007, o site foi uma aposta do jornalista Roberto Vaz, que ousou em investir em uma área que poucos apostavam e que ter um computador era um luxo. Mas o que pouca gente sabe é que Vaz não é o proprietário do mais polêmico jornal eletrônico do Acre. Ele sempre preferiu se colocar como “o criador, o cara que faz, que planeja, que desenha a capa, mas por se considerar um péssimo administrador, preferiu abrir mão da propriedade do veiculo de comunicação. “Eu sei fazer jornalismo, gastar para cumprir uma pauta; sou indisciplinado com as normas administrativa; gestão nunca foi o meu forte. Além do mais eu ia ser dono de uma coisa que não tinha nenhum valor, só dores de cabeça, até porque o portal foi idealizado para uma realização profissional e não para obter lucros”, garante.
Hoje o jornalista não atua mais na linha de frente do site. Preferiu apostar no novo, como sempre faz. Sem medo de ousar convidou o Jornalista Ray Melo para assumir a editoria de política: “Ele é muito bom no que faz e quando aprender a dominar suas emoções será imbatível”, justifica.
Outra aposta é no talento juvenil de Luciano Tavares: “Quem teria saco para cobrir os atos de governo, aguentar aquele lenga-lenga de todo dia e ainda não se dobrar aos encantos do poder? Ele é assim. Critica, elogia, mantém uma cobertura respeitável, mas não se descuida do seu papel de fiscalizar. Tem um grande futuro! Ele representa o novo, como diriam os petistas”, disse.
Além de outros talentos, Roberto Vaz antes de deixar a coordenação do site, resolveu escolher o seu editor. Depois de anos de observações, testou quatro profissionais e um ganhou a sua benção: Marcos Venicios, um ex-blogueiro. É com a coordenação de Venicios que ac24horas está vivendo desde novembro deste ano. Antes, uma junta de jornalistas tomava as decisões, apesar de Roberto Vaz sempre está por perto.
“Agora tudo fica centralizado nas mãos do Marcos..Acho que ele tem uma característica muito parecida com a minha. Avalia sobre todos os ângulos o que vai publicar. Sabe que a atenção está voltada para ac24horas e que um pequeno erro coloca o site e seus colegas em risco. Acho que foi um casamento perfeito”, garantiu o empresário que deixa a parte jornalística de lado e se dedica na implementação da área comercial do site.
Mas porque Roberto Vaz não continuará na linha de frente? A resposta dele é simplória: “Em 32 anos de carreira já fiz de tudo na área de comunicação e ganhei reconhecimento e ódio; aprendi com os meus erros e venci em cima das adversidades. Nada foi fácil. Minha sorte foi ter encontrado nesta caminhada gente talentosa, que por algum motivo, estava excluída (assim como eu) do grande foco. Apostei nos excluídos e descobri que todos, todos mesmo, foram vítimas de suas Ações profissionais. Então juntei tudo e fiz do desafio o meu dia a dia. Hoje estou cansado e não tenho mais tanto pique para essa loucura, para essa pressão psicológica que vivemos… Minha saúde merece cuidados especiais (diabetes, hipertensão e sedentarismo). Além do mais, tenho uma família que precisa de minha atenção e um Netinho que quero ver crescer e educar. não estou deixando ac24horas, estou fazendo opção para responder por uma área – comercial -, que precisa ser implantada. Continuarei ao lado desses meninos e sempre que puder, os orientarei para que continuem fazendo a diferença, a coisa certa”.
E finaliza: “Sobre o prêmio eu agradeço o reconhecimento, mas nosso maior prêmio é saber que todo dia centenas de milhares de leitores nos acessam para saber as verdades que nem sempre são ditas por outros que se acham dono da notícia”.