A Operação Zagan, deflagrada na manhã desta quarta-feira (27), resultou na prisão de 11 pessoas, sendo um empresário, uma jornalista e nove advogados, três deles no Acre.
Em coletiva, realizada na manhã desta quarta-feira, na sede da Superintendência Polícia Federal e Rondônia, o superintendente regional, Carlos Manoel Gaia da Costa e o delegado responsável pela ação policial, Vinicius Loureiro Martins, informaram que 21 dos 35 mandados de prisão deferidos pela Justiça Federal já haviam sido cumpridos.
De acordo com os federais, a Operação desarticulou quadrilha envolvida com falsificação de documentos: os integrantes do bando abriam contas em bancos, criavam empresas “fantasmas”, obtinham financiamentos e aplicavam golpes e efetuavam compras no comércio utilizando documentos falsos. A organização criminosa, de acordo com a PF, também estendeu seus tentáculos em outros ramos de atuação criminosa. Nesse caso, advogados integrantes do grupo ingressavam com ações na Justiça Federal, Estadual e do Trabalho, com a apresentação de documentos falsos de clientes “fantasmas”.
Os mandados de prisão foram deferidos pela juíza Juliana Maria da Paixão. Segundo as autoridades, 9 advogados foram presos na operação, além de uma jornalista e empresários.
Os advogados presos no Acre são Emilson Péricles Brasil, Jorge Oeswald e Charles Roney.