Neste ano, mais de 70 times participaram do campeonato, totalizando mais de dois mil atletas das vilas do município.
O Campeonato Rural de Futebol ao longo de tempo vem se destacando por agregar um grande número público e também competidores, prioritariamente produtores rurais e agricultores, que mesmo depois de um duro dia de trabalho se transformam em verdadeiros atletas em campo.
Neste ano, na Vila Santa Luzia, na BR364, o grande vencedor foi o “Juventude”, deixando o título de vice para o “River”, que mesmo esforçando-se não conseguiu o primeiro lugar. Na Vila Lagoinha, o Ramal II conquistou a vitória.
Na Vila São Pedro, depois de uma disputa acirrada, o “Estrela do Acre” levou a melhor encima do “Força Jovem”, vice-campeão. Em Santa Rosa, o jogo também foi muito disputado. Mas ao final, o time Mariana I venceu Mariana II, nos pênaltis. A comunidade do Deracre também fez parte das competições. O time “Juventude” venceu o “Papoco”, também nos pênaltis.
Na Santa Luzia do Pentecostes aconteceu o encerramento das competições. A final entre Santa Luzia e Grêmio, rendeu título de vencedor ao Santa Luzia em uma disputa acirrada na tarde desse domingo, 25, com placar 3×2.
As quadras construídas e os campeonatos dentro das vilas tem trazido um resultado muito positivo, pois agitam as comunidades e proporcionam ainda mais ânimo aos produtores que até então não tinham a oportunidade de se incluir ao esporte do município. Hoje além de participarem, competindo entre si, ainda disputam com outras vilas, o título da Copão Rural de Futebol, evento ocorrido todos os anos, durante o mês de setembro, aniversário da cidade.
De acordo com o chefe do Departamento de Desporte e Lazer da Prefeitura de Cruzeiro do Sul, Camilo Secundes, os atletas nunca estiveram tão motivados como agora, prova disso é o sucesso dos eventos promovidos em parceria com a Liga Cruzeirense de Futebol.
“Antes não se tinha incentivo algum ao esporte em Cruzeiro do Sul. Mas, desde a administração do prefeito Vagner Sales, isso mudou. Agora, depois da construção das quadras poliesportivas, academias populares e implementação das aulas de aeróbica e outros inúmeros eventos promovidos, nota-se a motivação à prática esportiva em jovens e adultos tanto na cidade como no interior, demonstrando que o esporte transforma vidas, a partir do momento em que retira tantas pessoas em situação de vulnerabilidade social para incluí-las em atividades saudáveis e com foco no crescimento, como por exemplo, os muitos talentos que encontramos em cada competição realizada”, disse Secundes.