A denúncia da presidente da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados, Berenice Sales da Silva, que 50 marmitas servidas aos pacientes do setor de hemodiálise do Hospital das Clínicas estavam estragadas e apresentavam tapurus na carne de frango será investigada pela Polícia Civil.
A informação é da secretaria de saúde, Suely Costa, que concedeu entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (18), no gabinete do governador. O superintendente do HC, Carlos Eduardo, a nutricionista Eliane Frari, chefe do Serviço de Nutrição Dietética também prestaram esclarecimentos sobre o caso.
O caso veio à tona na sexta-feira passada em reportagens veiculadas em ac24horas e no Blog do jornalista Altino Machado, após denúncia deBerenice Sales da Silva e de outros pacientes. As denunciantes apresentaram duas marmitas que apresentavam uma grande concentração de tapurus.
Suely Costa acredita que o episódio pode ter sido montado, já que segundo ela, as refeições são preparadas na unidade hospitalar e servida em um curto espaço de tempo. “Isto foi armação e nós iremos provar. Os culpados têm que ser responsabilizados e responder criminalmente”, diz Suely Costa
O secretario de Polícia Civil, Emylson Farias disse que Será instaurada uma sindicância para apurar responsabilidades e esclarecer tosos os pontos da denúncia. “Vamos instaurar um inquérito policial para esclarecer os fatos e punir os culpados. Todos serão ouvidos, inclusive os jornalistas”, enfatiza.
O diretor executivo da Secretária de Saúde, Irailton Lima disse que os jornalistas que divulgaram a denúncia não seriam suspeitos, como chegou a afirmar o secretario de comunicação do governo do Acre. Os gestores da área de saúde consideram que os mais prejudicados foram os servidores da cozinha do HC.