O secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Acre (Sintesac), Frank Lima, informou que a exigência de seis meses de experiência contida o edital do concurso para os profissionais em saúde está prevista no PCCR da categoria. Ele acredita que o item do edital, que prevê essa exigência, não será retificado.
“Está previsto no PCCR. Se mudar o edital vai ter que mudar o PCCR na Assembleia Legislativa”, declarou ele, dizendo que a medida “é boa pra quem já trabalha de forma provisória”.
O item do edital do concurso da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) causou indignação e manifestações dos profissionais de saúde (técnicos de enfermagem, enfermeiros, assistentes sociais e acadêmicos de enfermagem). “Exigir experiência mínima de seis meses para investidura no cargo, caso o candidato seja aprovado no concurso público, afronta a Constituição Federal e o bom senso”, declarou a enfermeira Angla Vasconcelos.
Assim que o edital foi publicado, o Sindicato dos Profissionais, Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros do Estado do Acre (Spate) protocolou pedido para que o Ministério Público Estadual cancele a exigência de seis meses de experiência.