O Sindicato dos Agentes Socioeducativos do Acre (Sintase) estará realizando na próxima sexta-feira (15) á sua primeira eleição nos Centros Socioeducativos do interior do Estado e na capital, que contará com a participação dos membros filiados, principalmente das cidades de Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul, municípios onde possuem instaladas Unidades de Custódia para Menores Infratores.
O Atual representante da entidade sindical, Betho Calixto, pode ser aclamado e reeleito para mais um período a frente da instituição. De acordo com os afiliados, Calixto desenvolveu um trabalho satisfatório como sindicalista, principalmente após ter desenvolvido um trabalho de organização do Instituto Socioeducativo do Acre e levado o interesse da categoria e suas reivindicações para as mesas de reuniões do governo.
O Sindicalista tem buscado uma liderança dentre os profissionais, mais muitos membros da categoria e filiados não aceitam sua saída da liderança do Sintase.
“Depois de tudo que conquistamos com a gestão do Calixto, de todas as reivindicações e atos públicos ocorridos próximos as entidades do governo, como: ISE, SEJUDH, IAPEN, Gabinete do Governador, e até na Assembleia Legislativa, não podemos deixar que ele saia do sindicato. Sabemos do seu desejo de retornar aos trabalhos nas unidades socioeducativas e como contador, mas pedimos que ele fique por mais um período”, afirmaram o socioeducadores.
Por telefone, Betho Calixto, confirmou suas pretensões de deixar a direção do sindicato, mas que após várias conversas optou por concorrer por mais um período como presidente do Sintase. Calixto ressaltou que os trabalhos até então desenvolvidos pela entidade foram pautados sempre pelo respeito e pela moralização da altivez sindical, tudo que foi construído e encaminhado para apreciação dos membros do governo mais de 60% das pautas do Sintase já se encontram deferidas, outras 30% das pautas se encontram encaminhadas e 10% ainda encontram-se em discussão.
“Acho que já fiz a minha parte, está na hora de descansar a cabeça. Ser líder de categoria é gratificante, mais é um serviço que só se faz quando existem meios pra isso, eu trabalhei por dois anos sem ajuda nenhuma, de político nenhum, cortaram boa parte do meu salário e me endividei bastante com alguns empréstimos, tenho que trabalhar mais para resolver alguns problemas pessoais. Só conquistamos tudo que temos hoje graças aos amigos e a coragem que Deus me atribuiu. Mas depois de ouvir os amigos e algumas lideranças sindicais resolvi por meu nome na disputa por mais um período a frente do Sintase” explica o sindicalista.
O SINTASE lançou Edital de Convocação em um jornal de circulação da cidade e em seu próprio site, convocando os interessados em concorrer, porém, não houve registro de chapas. Aos instantes finais para o encerramento do registro das chapas na entidade.
A decisão de Betho Calixto em aceitar a concorrer as eleições do Sintase saiu depois que alguns membros da categoria solicitaram o apoio da Assessoria Jurídica do sindicato para que mediasse uma solução para o problema. Os Advogados da entidade e o líder da Força Sindical no Acre, Luiz Anute, conversaram por horas com o representante do sindicato que aceitou continuar por mais um período e resolveu registrar sua chapa.
Como não houve outras chapas registradas para concorrer a presidência do Sintase, Betho Calixto poderá ser aclamado presidente para o período 2014/2015 na próxima sexta-feira.