Um dia após a decisão da corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que determinou o retorno imediato de James Gomes (PSDB) ao cargo de prefeito de Senador Guiomard (Quinari), o tucano ainda não foi reconduzido pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral Afonso Braña Muniz.
O advogado Gilson Pescador denuncia que está havendo morosidade e má vontade não equiparada à noite da cassação de James Gomes, quando o prefeito interino foi empossado três horas depois de Gomes ser notificado. “A morosidade pode em tese, beneficia mais uma vez o PT, em eventual recurso. O juiz afirma que a decisão do TRE não está correta”, enfatiza.
A defesa de James Gomes vai entrar em contato com a corregedoria do TRE, já que o juiz da 8ª Zona Eleitoral exige que seja feita uma recontagem de votos. “Ele (Afonso Braña ) informou que à tarde, um funcionário do TRE iria no município para fazer a recontagem, contrariando a decisão da corte”, diz Gilson Pescador.
O juiz alega que o acordo da Justiça Eleitoral não está correto. “Quando dei a sentença afastando o James e determinado que o prefeito interino fosse o presidente da Câmara até a efetivação da posse, detalhei que tinha que haver o reprocessamento dos votos, só a partir deste passo é que daríamos posse ao segundo colocado”, diz Afonso Braña.
Segundo Afonso Braña, ele está fazendo tudo dentro da lei. “Na cassação de James, o TRE enviou funcionários com senhas para fazer a totaa recontagem. Foram anulados os votos de James e sagrou-se prefeito André Maia. O acordo do TRE só diz retorno imediato, como vou determinar que o prefeito reassuma sem determinar a reprocessamento dos votos?”, questiona.
O magistrado disse que a Justiça Eleitoral determinou que os diplomas de James e de sua vice fossem devolvidos. “Vai expedir novos diplomas, já que o TRE mandou devolver os diplomas, mas eles não recolhidos. Não tem o que devolve. Questões técnicas que foram contempladas. Como é que vou mandar colocar um prefeito no cargo se lá no TSE não tem o nome dele como prefeito?”.
Sobre acusações da defesa do prefeito tucano, sobre suposta protelação, Afonso Braña foi enfático: “Se ele (Gilson Pescador) compreende que é protelação é um entendimento dele”.
Assessores de James Gomes afirmam que pessoas ligadas ao petista André Maia foram flagrados retirando documentos da secretaria de Finanças, secretaria de Saúde e da secretaria de administração. O servidores do TRE vão ao município por volta das 15h.