A primeira leva de presos transferidos do presidio Francisco d’Oliveira Conde para o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) somam um total de nove feridos. Eles chegaram à unidade de saúde sob forte aparato de segurança. Ao menos 10 viaturas da Polícia Militar acompanharam o comboio de ambulâncias.
A maioria dos presos está ferida na cabeça e na região da barriga. Muitos deles ja receberam atendimento paliativo no posto de saúde do presidio. Um dos médicos que atendem na unidade prisional é o diretor-geral do Pronto Socorro, Fabricio Lemos.
Segundo o secretario de Saúde do Acre, Gemil Júnior, todos os detentos serão avaliados e apenas em casos realmente necessários poderão ser transferidos para o hospital que fica no Bosque, em Rio Branco. “Existe um plano em execução. Há um dialogo intenso para conter novos problemas. A equipe de segurança está atuando continuamente para garantir a proteção de todos. Toda a equipe de saúde esta disponível para atender esses feridos”, falou o gestor.
No Pronto Socorro, apenas pessoas autorizadas podem entrar na unidade ou caminhar nas proximidades do setor de Emergência do hospital. Outros 20 presos também devem ser transferidos para o Huerb.