A pequena e tímida Vila Pia, localizada no KM-52 da BR-317 (Estrada de Boca do Acre), é o endereço da fé em Nossa Senhora Aparecida de uma multidão de fieis há 20 anos.
Pessoas de todas as idades, de diferentes posições sociais, se dirigem ao local todos os anos, no dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, para cumprir suas promessas, agradecer, interceder e rezar.
Nesta quarta-feira, a festa em homenagem a Padroeira do Brasil começou com uma procissão pela BR-317 ainda pela manhã. Pelo menos mil fieis caminharam, sob um forte sol quente, dois quilômetros, saindo da Paróquia de Nossa Senhora, cantando louvores, orando e pagando promessas.
Após quase uma hora de procissão, os cristãos retornaram à Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, lugar onde outras centenas de fieis aguardavam para uma celebração. A missa foi conduzida pelo Bispo Dom Joaquim Pertinez, líder da igreja católica, que pediu a todos que sigam o exemplo de Maria, a mãe de Jesus.
Dom Joaquim citou a passagem bíblica do evangelho de João sobre o casamento em Caná da Galileia, quando Jesus transformou a água em vinho. O texto sagrado narra que a mãe de Jesus, em um gesto de humildade, conduzia as pessoas ao seu filho.
“Que bom se seguíssemos o exemplo de Maria que sempre dizia: fazei tudo o que ele vos disser. Que bom seria se fizéssemos tudo que ele nos manda. Se assim procedêssemos teríamos menos injustiça social no nosso país. Pena que não atentamos para essas palavras”, lembrou o líder religioso em sua pregação.
Entre as centenas de fieis, houve que foi apenas agradecer a Nossa Senhora pelas bênçãos alcançadas. É o caso do casal de veterinários Glauco e Rejane. Casados há 32 anos, ela é baiana e ele cearense. O casal mora em Rio Branco e pela segunda vez vai à festa para homenagear a Santa.
Quando chegam à Paróquia, os dois se dirigem diretamente à imagem da Santa na frente da igreja, se ajoelham e rezam. “A gente vem pra interceder, pra agradecer. Esse ano a gente veio para agradecer a Nossa Senhora pelos nossos três filhos”, conta Rejane.
O mesmo ato de fé é seguido por centenas de pessoas. A imagem da Santa, de três metros de altura, é o primeiro lugar de devoção dos fieis. É ali onde vários cristãos se emocionam em oração e gratidão por alguma bênção recebida. Também não faltam as máquinas e celulares para o registro de cada momento ao lado da Padroeira do Brasil.
Logística, comércio e festa para as crianças
Pelo menos duas mil pessoas passaram nesta quarta-feira pela Paróquia de Nossa Senhora Aparecida na ocasião da festa.
O evento ultrapassa os limites da religiosidade. Ao redor do templo dezenas de pessoas montam barracas para vendas de comidas, roupas e até brinquedo.
“Estamos vendendo muito brinquedo por causa do Dia dos Brinquedos. Tá boa a movimentação”, comemora a vendedora Zuleide Sá de Souza.
Atrás da Paróquia, numa área repleta de mangueiras, a comissão organizadora da festa montou uma espécie de praça de alimentação onde ficam reunidas pelos menos mil pessoas. Parte do churrasco é de carne doada por fazendeiros. A comida é de graça. Mas no mesmo local há opções para quem quer pagar pelo seu próprio almoço.
Presença de políticos
A festa de Nossa Senhora é uma das mais frequentadas por políticos no Acre. O senador Sérgio Petecão (PSD), que não falta uma missa e procissão no local, este ano levou dois visitantes: seus colegas de partido, o deputado Jairo Carvalho e o prefeito eleito de Senador Guiomard, André Maia.
O senador Jorge Viana e o governador Sebastião Viana, ambos do PT, que costumeiramente participam da festa, não compareceram este ano.