A Santa Casa e Misericórdia do Acre, hospital onde o ex-coronel Hildebrando Pascoal está internado há alguns meses, ainda não foi notificada sobre a decisão judicial que concedeu progressão de pena para o detento. A informação foi repassada pelo Serviço Social da instituição. Pascoal permanece internado, sem previsão de alta hospital.
Procurado, o Tribunal de Justiça do Acre ainda não informou se Hildebrando deve ir dormir no complexo penitenciário todos os dias, após receber alta da Santa Casa. Condenado por comandar o “Esquadrão da Morte” nos anos 1990, Pascoal está preso desde 1999.
No ano passado, Hildebrando Pascoal quase recebeu o benefício de progressão, época em que o desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC), deferiu o pedido de liminar requerido pelo MPE, impedindo que o ex-deputado federal saísse do presídio e fosse para casa. Desde então, o preso mantém estado de saúde bastante crítico.
A decisão do desembargador derrubou a ordem da juíza da Vara de Execuções Penais, Luana Campos, que autorizava a liberação Hildebrando. Ela havia dado 24 horas para que o ex-coronel fosse liberado do presídio. Agora, Luana volta a manter a liberação de Pascoal.