A manhã desta segunda-feira (4) foi marcada por uma tragédia ocorrida no presídio Francisco D’Oliveira Conde durante uma briga generalizada entre detentos, que resultou na morte do preso Ivan de Sousa Vale e deixou outros três feridos.
De acordo com informações de agentes penitenciários, durante o banho de sol o apenado Francisco Deuclimar, desferiu vários golpes de faca em Ivan de Sousa Vale, outros dois detentos, que trabalham como faxineiros do presidio, identificados como André Coronel e “Pau Seco”, saíram em socorro ao amigo e também foram feridos a por Francisco Deuclimar.
Outros detentos que presenciaram as agressões se revoltaram e partiram para cima de Francisco, que foi agredido violentamente e ficou desacordado no pátio do presidio.
A confusão só foi controlada depois da chegada dos militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope), que isolou os presidiário para o socorro das vítimas.
André Coronel e “Pau Seco” foram feridos sem muita gravidade, mas continuam em observação no Pronto Socorro de Rio Branco, Ivan de Sousa Vale acabou falecendo devido a gravidade dos ferimentos, já Francisco Deuclimar está internado em estado grave em um dos leitos do PS.
Agentes penitenciários, que pediram para não se identificar relataram que desconhecem o motivo que levou Deuclimar a matar Ivan Vale, mas acreditam que o crime tenha motivação por acerto de contas do tráfico de drogas no interior da penitenciária.