É grande o movimento de visitantes nos principais cemitérios de Rio Branco, neste sábado (2), quando é celebrado o Dia de Finados, que chegaram cedo, desde as 6h, para prestar homenagens os parentes e amigos que faleceram e estão enterrados. A expectativa da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semsur) é que 50 mil pessoas devem passar pelos locais neste feriado. Equipes da Polícia Militar, RBTRANS, Assistentes Sociais estão dando apoio aos visitantes.
Só no Cemitério São João Batista, há estimativa de 15 mil pessoas durante o dia de hoje. No Cemitério Jardim da Saudade, o movimento de veículos e pessoas começou nas primeiras horas e continua intenso. A Igreja Católica organizou uma tenda para a tradicional missa.
Assim como os visitantes, o movimento de vendedores ambulantes também é grande. Fiscais estão monitorando os comerciantes para evitar que as frentes dos cemitérios sejam tomadas por barracas.
Durante todo o dia de ontem a venda de vela e flores foi intensa porque muitas pessoas preferiram visitar os túmulos antes para evitar o tumulto no Dia de Finados. A dona de casa Ana Rodrigues, 32, é uma das dezenas de pessoas que viram comerciantes nessa data. Ela contou que para este ano montou um estoque com 40 buquês e 100 caixas de vela. “Minha intenção é dobrar o meu faturamento do ano passado quando consegui lucrar R$ 600”, disse.
Veja esquema de trânsito e de transporte coletivo de acordo informações da Prefeitura Municipal de Rio Branco
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTRANS) vai realizar uma grande operação no trânsito e no transporte na capital no Dia dos Finados. O objetivo é reduzir os transtornos causados à população em decorrência do grande fluxo de veículos nas proximidades dos cemitérios, e também devido o aumento no número de usuários nos transportes coletivos e a movimentação de pedestres nesses locais de visitação.
Os cemitérios de maior movimentação de pessoas no Dia dos Finados são o São João Batista, no bairro Floresta e o Jardim da Saudade, no Tancredo Neves, esses terão parte das vias de acesso interditadas, a Rua Rio de Janeiro e a Estrada Custódio Freire.
Agentes de trânsito da RBTRANS vão atuar na orientação dos condutores de veículos e auxiliar na travessia de pedestres nas proximidades dos cemitérios. Materiais de interdição como cavaletes de madeira com sinalização vão apontar as vias alternativas. Outra importante medida adotada este ano, é o respeito às vagas de estacionamento para idosos e deficientes, elas serão disponibilizadas em locais próximos aos acessos dos cemitérios em áreas devidamente demarcadas e sinalizadas com cones.
Mais ônibus em circulação
A autarquia também vai ampliar em 30% a frota de ônibus (25 a mais estarão circulando, alcançando o total de 120 ônibus em operação) para atender da melhor forma possível as pessoas que optarem por este meio de transporte.
O aumento na quantidade de ônibus tem como finalidade oferecer mais comodidade e segurança na chegada aos locais que regularmente recebem um número superior de visitas em relação a outros cemitérios da cidade. As linhas do Tancredo Neves e Calafate terão mais ônibus nas ruas. O aumento na linha do Tancredo Neves vai beneficiar os usuários do transporte coletivo que pretendem visitar seus entes queridos no cemitério Jardim da Saudade. Já a linha Calafate, vai atender as pessoas que vão fazer a visita nos cemitérios São João Batista e Morada da Paz.
Linha Exclusiva
A RBTRANS vai disponibilizar uma linha de ônibus exclusiva que sairá do bairro Sobral em direção ao Cemitério Cruz Milagrosa, localizado na Estrada Transacreana, que passou a ser administrado pela Prefeitura de Rio Branco desde o último mês de junho, quando foi revitalizado pela atual gestão.
A autarquia alerta os usuários que nove linhas vão sofrer desvio de itinerário. As linhas Tancredo Neves e Irineu Serra terão seus trajetos alterados na ligação entre a Estrada Custódio Freire e a Rua 25 de Dezembro. Diariamente os coletivos seguem direto, mas especialmente neste sábado vão entrar na rua 25 de Dezembro. Os coletivos Fundhacre/Nova Esperança, Floresta, Shopping, Distrito Industrial, Calafate/Ilson Ribeiro, Calafate/São Miguel e Jequitibá, que tinham como via de acesso a Rio de Janeiro, farão parte do trajeto pela rua Minas Gerais.