Moradores dos blocos Violeta I e II, do Condomínio Via Parque, na Estrada da Floresta, em Rio Branco, têm prazo de 48 horas para deixar seus apartamentos. A determinação é da Secretaria de Desenvolvimento e Gestão Urbana que apontou riscos aos moradores devido a estrutura fragilizada dos edifícios.
A determinação ocorreu após a conclusão dos laudos técnicos feitos pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), Corpo de Bombeiros e Departamento de Licenciamento e Departamento de Fiscalização.
Nas vistorias foram detectadas rachaduras de grandes dimensões que comprometem os locais. Com isso, os dois edifícios ficarão interditados até serem executadas as medidas necessárias à restauração da segurança e estabilidade da edificação por parte dos responsáveis.
O problema foi levado às autoridades e à imprensa pelos moradores no final do mês passado. O problema maior foi detectado nos apartamentos do térreo, primeiro e segundo andar do prédio Violeta II.
Na época, o gerente técnico da Albuquerque Engenharia, empresa responsável pelo empreendimento, alegou o problema ser devido ao solo. Segundo ele, a descida da água não estava indo para as ladeiras, como havia sido planejado, o que resultou no acomodamento do solo com a chegada do verão amazônico.